Um estudo realizado pela Queen’s University no Canada concluiu que a musicoterapia é muito poderosa e pode reduzir radicalmente os níveis de estresse e depressão entre as pessoas, principalmente entre jovens. Em um tratamento com dois grupos diferentes, onde em um foi aplicado esse método, e em outro não, pessoas tratadas com música apresentaram um aumento considerável na sua auto-estima e bem estar, reduzindo drasticamente o nível de depressão. Após isso, esses jovens se mostraram bem mais dispostos, mais bem humorados e mais comunicativos também.
MUSICOTERAPIA – é a utilização da música por profissionais num contexto clínico, educacional e social com o objetivo de ajudar pessoas a prevenir problemas de saúde mental, ou seja, é a cura de problemas e doenças através da música.

Pensando nisso, a jornalista e manager Mariana Verzaro, que escreve sobre conteúdo musical em seu site Mverzaro, deu algumas dicas recentemente em seu canal do Youtube sobre como se livrar da depressão através da música. Segundo ela, se você está de mal com a vida, triste pelo fim de algum relacionamento, com problemas no trabalho ou se anda passando por algumas decepções na vida, a cura para resolver tudo isso não é ouvir músicas animadas e alegres e sim músicas bem deprê durante uma semana inteira. Sim, isso mesmo. E quanto mais depressivas melhor. Vejam a dica completa dela no video abaixo:
As músicas depressivas para Mariana expressam exatamente o que as pessoas querem sentir naquele momento, como se elas estivessem querendo desabafar para o mundo todos os problemas por quais estão passando e a música, nesse caso, se torna seu ombro amigo. Segundo alguns estudos médicos, a música penetra direto no coração e faz as pessoas vivenciarem a dor e o luto mais intensamente, mas ao mesmo tempo trazendo um certo alívio e consolo dias depois.

A verdade é que as pessoas acabam preferindo ouvir músicas tristes quando estão se sentindo tristes, achando que sentir estímulos negativos de humor oferecem uma sensação de compartilhamento emocional e melhora rápida, semelhante a interagir com um amigo naquele momento.
A loja americana Urban Outfitters é conhecida por apresentar na sua trilha sonora de músicas bastante deprê, arrastadas, melancólicas, angustiantes e totalmente down, aquelas bem tristes e introspectivas mesmo, onde grande parte vem dos vinys vendidos nos pontos de venda. Será uma estratégia de venda para manter o cliente no local por mais tempo de forma subliminar? Já que grande parte do varejo toca músicas animadas e dançantes, pois segundo os departamentos de marketing e branding, esse perfil de música geralmente funciona melhor nas vendas. Mas a UO vai justamente ao contrário disso. Imagina um cliente triste, se identificando com as músicas tristes no meio da loja, comprando vários produtos por impulso para “curar” a tristeza? Na playlist abaixo, vocês conferem 35 músicas que tocam por lá:
Então fica a dica, se por acaso se sentir triste, corra pra ouvir algumas dessas músicas ou playlists para logo em breve estar de bem com a vida novamente.