Por Luiza Serrano
Foto de abertura: Antônio Cruz/Arquivo/Agência Brasil
Com um total de 385 assinaturas validadas, o requerimento do projeto de lei 5638/2020, que tem o intuito de amenizar a situação dos profissionais do mercado de eventos que tiveram as suas atividades completamente interrompidas devido a pandemia da Covid-19, foi protocolado na Câmara dos Deputados.
O autor do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos, o deputado Felipe Carreras, do PSB de Pernambuco, convocou artistas, produtores de eventos e e profissionais do setor, para uma mobilização em Brasília, de 8 a 10 de fevereiro, junto a Associação Brasileira de Produtores de Eventos (ABRAPE), afim de acelerar o pleito que é considerado emergencial. Atualmente, cerca de 450 mil postos de trabalhos formais, entre diretos e indiretos, foram exterminados, de acordo com a Associação.
Se aprovada, a lei permitirá o refinanciamento de débitos de empresas do setor com o Governo Federal; redução de impostos a 0% por 60 meses; prorrogação do auxílio emergencial para o setor até o efetivo funcionamento das atividades, e linhas de crédito específicas para o fomento de atividades.
“A aprovação do Programa é essencial para promover crédito, preservação dos empregos, manutenção do capital de giro das empresas, financiamento de tributos e desoneração fiscal. Somente dessa forma, será possível evitar o colapso total do setor”, reforça o empresário e presidente da ABRAPE, Doremi Caramori Júnior.
Através de uma projeção de estudo realizado pela ABRAPE, com base em dados da Receita Federal e Ministério da Economia, os cofres públicos podem deixar de arrecadar, em 2021, cerca de R$4,65 bilhões em impostos federais, devido à total paralisação dos eventos.
Nesta quinta-feira, 4, às 18h, a Associação realizará um webinar exclusivo de apresentação dos 12º, 13º e 14º ciclos da pesquisa: “Saiba quantos % dos brasileiros já iriam a eventos e a expectativa do público em relação ao retorno do setor”. A transmissão acontecerá via canal do YouTube e site da Associação Brasileira de Produtores de Eventos.
Ver essa foto no Instagram