Clubhouse: qual é a dessa nova rede social?

Por Rodolfo Conceição

Foto de abertura: NurPhoto/Getty Images

Você sabe o que é Clubhouse? Não, infelizmente não estamos falando de um novo inferninho esperando a volta da pandemia. O novo app que virou febre na última semana na verdade é uma rede social que vai na contramão do que estamos acostumados e, em vez de focar em um feed com postagens, é organizado em salas de conversas por voz. A novidade, lançada em 2020, está fazendo barulho por reunir muita gente famosa para conversas interessantes nos mais diversos temas.

A galera da cena da música eletrônica não perdeu tempo e também já começou a se organizar por lá. Tarter, André Salata, DJ Meme, Aline Rocha, Victor Lou, Mário Sérgio Albuquerque (M-S Live), Octávio Fagundes (Grupo Privilège), Claudio Filho (BRMC), Renato Ratier, Rick Bonadio, Rafa Brahma, Felippe Senne Leo Janeiro, Ella What, Bry Ortega são alguns dos nomes que já estão trocando insights sobre o mercado musical.

O aplicativo, desenvolvido por Rohan Seth (ex-Google) e Paul Davidson (ex-Pinterest), ainda está em fase de testes e, por enquanto, é exclusivo para as versões mais recentes de iOS e cada novo usuário só tem dois convites para trazer novos amigos. Tanta exclusividade tem jogado a favor do app, e as pesquisas sobre a nova rede social dispararam no Brasil. No dia 7 de fevereiro as buscas pelo termo Clubhouse ultrapassaram Tik Tok em 66%, atingindo uma estimativa de 2 milhões de buscas no país.

E a explicação da febre é simples: FOMO, sigla para Fear Of Missing Out (ou em bom português, o medo de ficar de fora). Segundo Renato Dolci, CEO da empresa de dados Decode, o aplicativo se beneficia do senso de exclusividade e do crescimento do consumo de conteúdo em áudio impulsionado pelos podcasts para atingir um público qualificado. “O lançamento mirou nos early adopters, com a priorização da plataforma iOS e o sistema de indicações. Do ponto de vista de negócio, um dos resultados disso é justamente despertar o interesse de investidores”, sinaliza.

Segundo dados de uma pesquisa da Decode baseados em quase 18 mil tweets, 44% dos comentários sobre o novo aplicativo foram positivos. Entre esses, 39% foram internautas procurando convite para o Clubhouse, 34% já entraram no app e estão gostando da experiência, 16% foram ofertas e divulgação de convites para o app, 9% divulgaram seu perfil no Clubhouse e 2% foram outros comentários. 29% ainda não conhecem o app.

Muita gente tem aproveitado o acesso à rede para ouvir o que grandes nomes têm a dizer. Oprah Winfrey, Anitta, Drake, Elon Musk (Tesla e SpaceX), Mark Zuckerberg, Boninho, Thiago Nigro e muitas outras celebridades de todo lado que você pode imaginar já estão soltando a voz nas salas temáticas do aplicativo.

E se você, assim como eu, também é usuário de Android, não se preocupe: o Clubhouse também está sendo desenvolvido para o sistema operacional do Google. Enquanto isso, você vai ter que aguentar seus amiguinhos de iPhone comentando o quanto o app é legal.

Fique por dentro