Por redação
Foto de abertura: divulgação
Em um movimento pioneiro no setor, o SoundCloud anuncia mais uma novidade. Desta vez, que interessa, e muito, aos artistas que estão por lá. A empresa vai incorporar o pagamento de “royalties movidos por fãs”, ou seja, um modelo mais transparente e centrado no usuário. Isso significa que quanto mais os fãs ouvem sua música no SoundCloud, mais você poderá receber.
Os royalties “movidos por fãs” serão lançados no SoundCloud no dia 1º de abril, e a plataforma sugere que a mudança “beneficiará o aumento de artistas independentes com fãs leais”.
No modelo atual, o dinheiro dos fãs dedicados vai para um enorme bolo e são pagos aos artistas com base em sua participação no total de streams. Ou seja, assim como no Spotify e outras plataformas de streaming, uma fatia da taxa de assinatura ou receita de publicidade vai acabar nos bolsos de artistas que nunca foram ouvidos por você.
Com a mudança, a receita de assinatura ou publicidade de cada ouvinte é distribuída entre os artistas que você ouve, ao invés de agrupá-los. É uma oportunidade para os artistas independentes que construíram uma base de fãs leais, mas, que não têm números estratosféricos de seguidores, se beneficiarem.
Os royalties serão pagos com base no tempo que o fã ouve cada artista, quantos anúncios o fã consumiu e se o fã tem uma assinatura paga no SoundCloud Go+.
Em um infográfico, o SoundCloud demonstrou como seria essa nova partilha. Seguindo o exemplo da plataforma, se um artista com 124 mil seguidores recebia R$120 por mês no modelo atual, agora, a partir de 1º de abril, ganhará R$600.
Para optar pelo novo formato de recebimento de royalties, é necessário que o artista esteja em alguma dessas assinaturas: Pro Unlimited, Programa Premier, Repost by SoundCloud ou Repost Select.
Quer saber mais? Acesse aqui!