Conheça Kaytranada: da web para dois prêmios no Grammy Awards

Por Luiza Serrano

Foto de abertura: divulgação

Enquanto Beyoncé colocava todos os holofotes da 63ª edição do Grammy Awards para ela, batendo o recorde de maior vencedora de todos os tempos com 28 gramofones dourados, o DJ e produtor Kaytranada também fez bonito na premiação deste último domingo, 15, em uma premiação semi-virtual, com a participação restrita dos apresentadores e artistas, que subiram ao palco para performances no Los Angeles Convention Center.

O produtor levou para casa os prêmios de melhor álbum dance/eletrônico, com o LP “Bubba” e melhor gravação de dance music, com a faixa “10%”. O músico foi o primeiro artista negro a receber a premiação de melhor álbum dance/eletrônico.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por @kaytranada

Vale lembrar que ele também foi indicado como artista revelação ao lado de nomes que têm hypado pelos quatro ventos, como Ingrid Andress, Phoebe Bridgers, Chika, Noah Cyrus, D Smoke, Doja Cat e Mega Thee Stallion.

O músico nasceu em 1992, no Haiti, e se mudou para o Canadá com a família. Por lá, começou a investir na música, e de Kaytradamus – que bombou com beats, remixes, edits e produções próprias no SoundCloud – passou a ser chamado de Kaytranada. A primeira faixa de Louis Kevin Celestin a viralizar foi “If”, de Janet Jackson.

Sua fama chegou até Rihanna que foi uma das primeiras artistas a convidá-lo para remixar oficialmente uma track “Kiss It Better”. Pronto! Kaytranada começava a multiplicar seus plays no SoundCloud em oportunidades dentro da cena da música internacional.

Seu primeiro álbum foi lançado em 2016, “99,9%”, e sua estreia contou com nomes como Aluna George, Craig David e Syd (The Internet). Mas, foi com “Bubba”, seu segundo álbum, em 2019, que ele colocou seu nome de vez na cena, com colaborações com Pharrell Williamns, Tinashe, entre outros.

As produções de Kaytranada beiram a sonoridade mais chillin’, sempre com referências do hip-hop, r&b, soul e da house music.

Kaytranada já se apresentou no Brasil, inclusive, e mantém uma legião de fãs apaixonadas pela sua pegada envolvente, por vezes sexy, por vezes dançante, sempre com uma assinatura sonora marcante e que traz muito da black music em sua essência e corpo.

Veja a lista completa dos vencedores da 63ª edição do Grammy Awards aqui.

Fique por dentro