Por Rodolfo Conceição
Foto de abertura: divulgação
Há um ditado que diz que no mundo nada se cria, tudo se copia. Se não na cara dura, alguns artistas ainda tentam maquiar suas “fortes influências”, mas o resultado ainda deixa muitas dúvidas. Nos últimos dias, surgiu a notícia de que o duo francês Justice está tomando medidas legais para processar Justin Bieber. O artista pop deve lançar nesta sexta, 19, seu mais novo álbum intitulado “Justice”, com um logo no mínimo familiar para os fãs da dupla. Pois é, ele usou uma cruz no lugar do T também.
A “coincidência” é tão grande que chamou a atenção não só dos fãs, mas também da label dos franceses Gaspard Augé e Xavier de Rosnay, a Ed Banger Records. Em uma carta enviada aos advogados do ídolo teen, a label se posicionou. “O seu uso da marca é ilegal. Você não recebeu permissão do Justice para utilizar a marca. Além do mais, o trabalho de Bieber não é de nenhuma forma afiliado, apoiado ou patrocinado pelo Justice. Tal uso da marca não só é ilegal, mas, também, pode enganar e confundir os consumidores. […] Por meio da cooptação ilegal da marca, você agora está sujeito a ações legais imediatas e danos, incluindo, mas não se limitando a, punição e injustiça”. Tapa com luva de pelica.
Justin Bieber tem tentado se esquivar da polêmica. Ele até postou um suposto rascunho para a logo, que você confere abaixo sendo ridicularizado pela Ed Banger!
Ver essa foto no Instagram
[Tradução: Ed Banger Records indica o Sr. Justin Drew Bieber como novo Diretor de Arte. Gostaríamos de agradecer o Sr. So Me (o diretor de arte da label) por todo seu trabalho desde 2003. Com amor (e muita diversão), PW]
E como se não bastasse tamanha cara de pau, recentemente surgiram novas informações de que em abril de 2020 a equipe de Bieber teria entrado em contato com o manager da dupla para poder falar com o designer original da logo do Justice para que eles pudessem trabalhar juntos em um design para o novo álbum, mas o artista pop e sua equipe nunca chegaram a levar a conversa adiante. De acordo com o manager de Gaspard e Xavier, a solicitação da carta foi recusada sob o argumento de que o logo não infringe a marca da dupla.
“Justice”, o disco, tem lançamento previsto para sexta, 19. Resta aguardar se Justin Bieber insistirá em utilizar a logo e entrar em uma batalha judicial ou se haverá alguma mudança de última hora.