Por Rodolfo Conceição
Foto de abertura: divulgação
Assim como fez durante toda a sua carreira, o Daft Punk surpreendeu a todos os fãs nessa segunda-feira, 22, e anunciou o fim do projeto após 28 de muito sucesso. A dupla francesa, composta por Thomas Bangalter e Guy-Manuel de Homem-Christo, postou o vídeo intitulado Epilogue, em que anuncia a triste novidade de forma quase apoteótica. A informação foi confirmada ao site Pitchfork pela representante de longa data do duo Kathryn Frasier.
No vídeo de quase oito minutos, a dupla caminha por um deserto utilizando seus capacetes futuristas e as jaquetas que se tornaram uma marca na música contemporânea. Assista!
O duo francês soube como ninguém fazer seu trabalho sem precisar se render completamente ao que o mercado queria, empilhando hits inesquecíveis, melodias dançantes e uma forma revolucionária de produzir música eletrônica. Thomas e Guy-Manuel souberam dar as cartas do próprio projeto e colheram os frutos em quase três décadas de projeto.
Na ativa desde 1993, a dupla lançou cinco álbuns de estúdio, incluindo a trilha sonora para o filme Tron: Legacy. Em 1997, lançaram Homework, disco de estreia que continha clássicos atemporais como Around The World e Da Funk, explorando e influenciando diversas vertentes da música eletrônica. “Random Access Memory”, de 2013, é o último trabalho lançado e também o mais bem sucedido comercialmente e emplacou sucessos como “Get Lucky” e “Lose Yourself To Dance”.
Recentemente, acreditava-se que o duo poderia fazer uma participação especial no show de The Weeknd no intervalo do Super Bowl no início de fevereiro, o que acabou não se confirmando. E esse foi o último grande boato sobre essa dupla que certamente deixará saudade em uma geração inteira.