Por redação
Foto de abertura: divulgação
O Ministério do Turismo da Espanha planeja o retorno das suas atividades ainda no verão de 2021. Mas, para isso, o ministro Reyes Maroto declarou que haverá um protocolo de viagem segura para permitir que turistas viajem para o pais e para as ilhas vizinhas.
Entre as medidas que serão adotadas está o certificado de vacinação, ou “passaportes”. A ideia é criar um corredor seguro para viagens. “Já temos protocolos de segurança em vigor, mas, queremos dar mais um passo para ajudar a reiniciar as viagens assim que a situação do coronavírus permitir”, disse o ministro do turismo Maroto.
Esses protocolos planejados, incluindo passaportes para vacinas, já foram aprovados nas Ilhas Canárias e nas Ilhas Baleares, incluindo Ibiza, um dos principais destinos dos turistas. Vale ressaltar que a Espanha recebe cerca de 80 milhões de turistas por ano, sendo responsável por mais de 12% do PIB no país.
Maroto acrescentou que, se a implementação da vacinação na Espanha se concretizar, conforme planejado, e se observarem melhorias significativas na situação da Covid-19, há esperança de que, no segundo semestre de 2021, seja o momento da reativação do setor turístico.
Os comentários do ministro chegam poucos dias depois de o governo de Baleres anunciar que, a partir do início de março, bares e restaurantes de Ibiza, Formentera, Menorca e Maiorca poderão abrir espaços a céu aberto para o público.