Por redação
Foto de abertura: divulgação
“Verificações”, esse é o novo recurso do YouTube que permite analisar se o seu vídeo infringe direitos autorais e possíveis problemas de monetização de anúncios antes de publicá-lo. Agora, os criadores de conteúdo não precisarão postar seus trabalhos como não listados/privados para verificar possíveis violações.
A atualização está disponível, por enquanto, para carregamento de conteúdo via dekstop e leva cerca de 3 minutos para verificação de direitos autorais. Já para análises de adequação de anúncio, a espera é um pouco maior, podendo chegar a alguns minutinhos a mais.
De acordo com a plataforma, os uploaders poderão postar seus vídeos antes que a etapa “Verificações” termine. Porém, caso algum problema for localizado, ele poderá afetar a visibilidade do vídeo ou a monetização.
Já é de conhecimento geral que as políticas de direitos autorais têm ficado mais severas não só no YouTube, mas, em diversas outras plataformas. Sendo assim, se forem identificadas violações nesta etapa, os criadores de conteúdo terão a chance de contestar ou editar a mídia protegida antes que o vídeo simplesmente “caia”.
O YouTube enfatizou que, mesmo se um vídeo passar por “Verificações”, ele não será protegido automaticamente de outros problemas potenciais após a publicação, sendo eles reinvindicações manuais e avisos de direitos autorais.